segunda-feira, 5 de março de 2012

NATAÇÃO PARA BEBÊS



Quando se fala em natação, é normal associar com o esporte completo, mas vai muito além dessa definição física. Desde que somos concebidos já estamos "nadando" no líquido amniótico do útero materno. A natação é o único esporte que podemos praticar desde bebês, na própria banheira, onde já estamos tendo os primeiros estímulos. O que é realizado nas aulas não é ensinar o bebê a nadar os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) e sim realizar estimulação psicomotora aquática, por meio de exercícios em forma de brincadeiras e com músicas. E os benefícios são muitos.

O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida favorece a saúde, as vias sensoriais (principalmente fala, audição e tato) e proporciona um momento de descobertas para os bebês, aumentando assim sua capacidade cerebral através de novas habilidades.  A professora de natação, Gabriela de Moraes Muller, lista os benefícios que são desde físicos, sociais, terapêuticos até recreativos. “A natação apresenta melhoria na adaptação ao meio líquido, fortalecimento do tônus muscular contribuindo para o equilíbrio, coordenação motora ampla e fina, noções de espaço e tempo, preparação para o auto salvamento onde o bebê se dá conta de suas próprias
capacidades e limitações
, aumento da resistência cardiorrespiratória e muscular e também ajuda a tranquilizar o sono, aumentar o apetite e prevenir de algumas doenças respiratórias.”

As aulas são ministradas junto com os pais na piscina até os dois anos de idade. Desta forma, as crianças têm condições de aprender com segurança e confiança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente prazeroso, podendo assim, compartilhar desse momento com outros bebês, seus pais e o professor. “Este contato é muito importante pois favorece os laços afetivos” destaca Gabriela, já que se sabe que o controle emocional é basicamente formado aos dois anos de idade, onde a partir dessa idade, eles já passam a ficar sozinhos com o professor.

A Academia Saúde & Cia oferece aulas de natação para bebês a partir dos 06 meses.

Informações adicionais entrem em contato com a gente.

 Gabriela de Moraes Muller é formada pela FAEFI e especialista em Natação para Bebês

Um comentário: